O que é a Ilustração Infantil?



"A ilustração é uma representação pictórica que pretende complementar, adornar ou ajudar a esclarecer algo no texto, tendo, portanto, também um carácter pedagógico, essencialmente como advém da sua raiz etimológica, ― trazer luz para uma obra.

A ilustração está em pleno numa obra literária quando permite diferentes leituras e não repete só o texto. Nesta perspectiva, o ilustrador tem um papel fulcral na transmissão da sua própria visão sobre as coisas já que este é também autor, tendo, portanto, também responsabilidade sobre a obra.

A ilustração de livros para as crianças revela-se como fundamental, quer para a compreensão do próprio texto, quer para a promoção do desenvolvimento da criança, em particular nos domínios do entendimento, seja ao nível pictórico, seja ao nível da linguagem verbal e da comunicação.

A aquisição da competência da leitura pelas crianças, começa com a leitura de imagens, ou seja, pela descodificação pictórica e só depois adquire a competência da leitura verbal. A imagem é o elemento que permite à criança o primeiro contacto com o objecto livro". (p. 20)

Fonte: Um Livro Vivo {transposição para a web do livro para crianças Histórias de pretos e de brancos}, dissertação de Mestrado em Design de Ana Miriam Duarte Reis da Silva,  apresentada à Universidade de Aveiro em 2010. Link

Comentários