Centro Europeu de Contos de Fadas abriu na Polónia/A fairy tale world in Poland

"Inaugurado na Polónia, o Centro Europeu de Contos de Fadas decidiu abolir as personagens da Disney e privilegiar os contos populares infantis .
(...)
Trata-se de um centro europeu dedicado a falar dos contos do Velho Continente, sobretudo aqueles que estão registados em livro. Desta forma promovemos a nossa cultura, as nossas tradições e as nossas leituras". Em síntese, o espírito deste lugar é recuperar e promover as personagens, relatos e contos tipicamente europeus e distanciar-se dos protagonistas da fábrica Disney.

Neste centro nada é feito ao acaso. E, para que tudo corra bem, os animadores e monitores das crianças tiveram de passar por provas onde se valorizava a improvisação, a capacidade teatral de cada um, assim como o nível de conhecimentos que tinham dos contos de fadas e populares.

Para sublinhar a magia do local, os profissionais do centro trabalham rodeados de dezenas de personagens de contos populares infantis. "Há que criar uma atmosfera favorável à magia. Acima de tudo, procuramos evitar os relatos de situações em que não são transmitidas mensagens positivas. Queremos passar valores aos mais pequenos", afirma Sylvester Wasilewski ou, como se apresenta aos miúdos, Rei Matias I".

Excerto de uma notícia publicada no Jornal Expresso, em 31 de Março de 2010.

Veja o VÍDEO AQUI!

Comentários