Fernando Pessoa entre o POP e o POPULAR, pelo traço de Richard Câmara


Richard Câmara, author of comics and illustrations, has now as exhibition called "Pessoa POPular": 25 illustrations with a POP flavour based on the same number of short poems by the Portuguese author Fernando Pessoa. It takes place at the Casa Fernando Pessoa in Lisbon, June 2008. You can see his "Little Red Ridding Hood" illustrations here.



aqui falei de Richard Câmara a propósito do seu Capuchinho Mix. Mas este criador de Ilustração e Banda Desenhada, além dos contos tradicionais, também encontra inspiração em Fernando Pessoa.

Pessoa POPular é o título da exposição de 25 ilustrações deste autor, inaugurada em 5 de Junho na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.


"Após seleccionar várias quadras de Fernando Pessoa, Richard Câmara criou uma história, que depois ilustrou. Como já vem sendo hábito no trabalho do autor, também nesta exposição a ideia de movimento e de continuidade atravessa a obra, sem que exista começo ou fim. Tanto fica em aberto o que antecede a narrativa, sujeito à imaginação do público, como aquilo que lhe sucede – assiste-se ao encontro do amor, a um flirt de ocasião, a uma fantasia…? Com um estilo gráfico que não é alheio a influências do universo da BD (os balões de texto há muito se libertaram do rótulo de ‘menores’), Pessoa POPular inspira-se e acompanha alguma da estranheza da obra de Fernando Pessoa. Mais de 70 anos separam as quadras que o poeta escreveu e a reinterpretação que Richard Câmara lhes dá. Com um novo olhar, todas as dimensões, que podiam correr em paralelo, se cruzam – a imagem e o texto, o pop e o popular, o enigma e o sentido de humor. Um Pessoa a (re)descobrir."

Comentários