Os 11 elementos da ilustração


Ilustração de Cyd Moore

“A ilustração, sendo um discurso visual, constitui um modo diferente de escrever um relato. Diversas mensagens se encontram, por conseguinte, subjacentes à ilustração. O ilustrador, no acto de criar tem ao seu dispor um alfabeto visual de códigos e de técnicas que utilizará em função das intenções e das preferências que em cada situação o moverem.”


TORRES, Maria Goreti (2003), A Arte De Contar Histórias Com Palavras E Imagens: O Capuchinho Vermelho. Braga: APPACDM.


Eis os elementos determinantes na concepção da ilustração, segundo Mercè Arànega:

  1. O grupo etário a que se dirige: pode tratar-se de primeiros leitores, ou de crianças entre os 6 e os 10 anos, a faixa etária juvenil ou já o leitor adulto.
  2. O formato ou a medida, espaço no qual se molda a ideia a representar e que pode ser, entre outros, quadrado, rectangular, irregular e adaptável.
  3. As linhas e os traços que poderão ser grossos ou muito finos, irregulares, regulares…
  4. Os pontos de vista a partir dos quais se representa a imagem e que a situam no plano e no espaço no qual se sucedem as acções, por exemplo, uma árvore vista de cima como por uma ave ou a partir do solo como por uma formiga.
  5. Os enquadramentos que o ilustrador escolhe para cortar as situações, conferindo-lhes o máximo de expressão.
  6. As proporções que causam um jogo visual que pode parecer grotesco ou surpreendente. (Mercé dá o exemplo de um mosquito grande como uma casa de quatro andares a passear pela cidade).
  7. A cor, na sua dimensão mais ampla de tons e valores e que actua como elemento básico nas ilustrações.
  8. As luzes e as sombras estão nas ilustrações como um factor determinante de contrastes, criando ambientes que podem ir da luz solar às trevas, ou matizando o volume, nas gradações que se intercalam, chamadas claro-escuro.
  9. As texturas expressam os diferentes materiais representados, tais como troncos de árvores ou peles de animais. (Noto que já são comuns os livros infantis com ilustrações em relevo.)
  10. Os procedimentos e as técnicas que vão do lápis à aguarela, aos acrílicos, às têmperas e ao computador, entre outros.
  11. As formas, que são o que define e determina o objecto ou coisa representada.

Todos estes aspectos têm uma influência clara no resultado da ilustração.


Este texto tem como ponto de partida a intervenção “Ler a Ilustração” de Mercè Arànega, no XIV Encontro de Literatura para Crianças - Influência e Sedução: a arte e a ciência na Literatura para crianças , que se realizou em Lisboa, na Gulbenkian, em 2001.


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