Um amor contrariado à moda de Romeu e Julieta…mas esta é uma versão esbrenhuxa!



Histórias Esbrenhuxas is a collection of children’s books written by Margarida Castel–Branco, illustrated by Carla Antunes and published by Editora Verbo. These are joyful stories with kings, princesses, witches and mermaids that remember us of the traditional fairy tales, entangled with colourful and fun illustrations.





As Histórias Esbrenhuxas, aconselhadas para crianças a partir dos três anos (eu já multipliquei os três por dez e diverti-me imenso!;)), são um exemplo da qualidade, dinamismo e criatividade no âmbito da literatura infantil de autores portugueses..

Os textos são de Margarida Castel-Branco e as ilustrações de Carla Antunes, de cujo trabalho já falei anteriormente aqui e ali. Editados pela Verbo.

As histórias são muito originais e divertidas: bruxas com mau génio mas bom fundo, reis batoteiros, rainhas mandonas, princesas em apuros e sereias caprichosas, num universo cheio de cor, alegria e inocência que nos fazem recordar os clássicos contos de fadas. Uma é uma versão brincalhona da Cinderela, noutra aparece a Branca de Neve, uma princesa das Arábias presa numa torre e a Bruxa Malvada que “tramou” a Bela Adormecida.


As ilustrações são fantásticas - simultaneamente alegres, simples, muito bem dispostas – e tornam estes livros irresistíveis, apetitosos mesmo! A mim fazem-me lembrar uma festa de anos infantil… as cores, os sorrisos das personagens, as linhas redondas que lhes dão forma, os padrões, tudo convoca um ambiente de leitura festivo a que o texto responde assertivamente. Nota-se uma excelente articulação entre texto e ilustração, podendo as crianças confirmar nas imagens exactamente o que está a ser narrado. A necessidade de confirmação do texto que as crianças mais pequenas procuram nas ilustrações é plenamente satisfeita.




O mais recente volume, o 7º, das Histórias Esbrenhuxas, com o título A Fada Arco-Íris, conta-nos a história do Príncipe Herdeiro e da Fada Arco-Íris que estão apaixonados e se querem casar, contra a vontade dos pais. Os dois são enviados para longe um do outro na tentativa de impedir o casamento. É claro que o amor vence todas as barreiras e “eles viveram felizes para sempre”. Outra exigência infantil satisfeita!

A linguagem é simples e animada, enfeitada com o brilho de expressões caricatas, que nos proporciona uma leitura fácil e ao mesmo tempo cómica. Há dois adjectivos que aparecem constantemente, nesta como nas outras histórias, e que já são uma espécie de cunho de originalidade nesta colecção: "Esbrenhuxa" (formidável,giro, esperto… – tudo que é bom) e "Esbrunhaxa" (horrível, feio, estúpido – tudo que é mau). A tradução não é minha (no início fiquei tão perplexa com o significado destes vocábulos como os pequenos leitores), o significado é revelado na página de rosto destes livros “esbrenhuxos”.

Divirtam-se!



Posted by Picasa

Comentários

Denise Carceroni disse…
Faz tempo que não passo por aqui e é sempre uma grata surpresa!

Super beijo

Denise Carceroni
Ana Sofia disse…
Ana
Dei com o seu blog, um dia, enquanto procurava imagens para os meus “papoilos” (sou profª. do 1ºciclo)… fiquei simplesmente “marextancantada”, ou seja, simultaneamente maravilhada, extasiada e encantada…com as ilustrações de Carla Antunes que encontrei no “São os Anjos que despertam o Sol e adormecem a Lua!”… Fiquei curiosa, andei bisbilhotando e tá claro que depois fiquei “marextancantadíssima” com os restantes textos e ilustrações que refere, bem como com os seus bloges.
Parabéns!
Beijos e sorrisos para continuar…
Ana Sofia
Ana disse…
Denise,
fiz-lhe uma visita e adorei o vídeo sobre segurança na Internet. E o seu template é muito bonito.
Beijos grandes
Ana
Ana disse…
Ana,
“marextancantadíssima” é muito bom.
Obrigada pela força e pelos sorrisos.:))))
Beijos grandes
Ana