Júlio Vanzeler e as suas princesas de olhos d'água

Júlio Vanzeler is a portuguese illustrator of children's books.








Júlio Vanzeler. Para mim, o criador das personagens com olhos d’água: grandes, brilhantes, redondos, húmidos de alma. Embora as suas imagens sejam criadas por computador, não perdem personalidade nem emoção. Pelo contrário, encontro nelas algo de suave e etéreo. Até alguma fragilidade.







O próprio ilustrador afirma que apesar de não usar os meios plásticos tradicionais, e de haver algumas reticências por parte dos mais puristas em aceitar o trabalho feito em computador ( «Porque não é a mesma coisa, porque não é um material nobre, porque não é o óleo...»são alguns dos argumentos apresentados) , o meio digital abre-lhe um enorme leque de possibilidades.




Começou pela aguarela. A ilustração por meios digitais surgiu mais tarde, em resposta às necessidades específicas de um dos seus clientes regulares, uma empresa alemã de surf e street ware, cujo estilo pretendido, «muito graffiti», obrigava ao uso do computador. Júlio Vanzeler experimentou, procurou, explorou, e acabou por encontrar a sua própria linguagem. Hoje muitos dos seus trabalhos são feitos desta forma, apenas recorrendo a esquissos muito rápidos, que digitaliza e "pinta" por cima com o Photoshop.


O computador como instrumento na criação permite-lhe dispor de um leque de recursos técnicos alargado: «Muitas vezes faço texturas em acrílico ou aguarelas ou lápis de cor, digitalizo-as e depois aplico-as, digitalizadas, nas ilustrações.» O resultado é uma multiplicidade de efeitos que ora remetem para o sfumatto do óleo, ora para as linhas claras do airbrush, ora ainda para uma quase-dimensionalidade de porcelana ou a limpidez translúcida da aguarela, criando no receptor a sensação de que "algo" de diferente subjaz à imagem.

Comentários

O Amor disse…
Boa noite! Parabens pelo blog maravilhoso. Belos textos, com ilustrações fantásticas. Vou linkar ao meu blog agora mesmo. Espero você também meu blog. Grande abraço!
Ana disse…
André, obrigada pelo comentário. Já fui visitá-lo, já vi, já gostei e já comentei.
Bjs
Ana