A importância da Ilustração Infantil




As ilustrações são componente fundamental de um livro infantil. Durante muito tempo, a ilustração foi considerada como um auxiliar visual didáctico, uma espécie de bengala ou engodo para o texto verbal. Actualmente, reconhece-se que a ilustração não deve desempenhar uma função meramente auxiliar e secundária mas estabelecer uma verdadeira interacção com o texto escrito. As narrativas visual e verbal não devem sucumbir à concorrência e à sobreposição mas coexistir na mesma folha de um livro de forma conjugada e harmoniosa:
“De um entendimento perfeito entre ambas as partes, resulta uma maior interligação entre texto e imagem, as duas faces da mesma moeda, que é o livro”CAETANO, João, “Livros irrepetíveis”, in JL/Educação, Ano XXI, n.º 805, 8 a 21 Agosto, 2001: 5.
Neste espaço pretendo sublinhar a importância da ilustração no livro infantil e divulgar o trabalho de ilustradores portugueses e estrangeiros. Este blogue complementa o meu blogue sobre Literatura Infantil, O Lobo Leitor . Será sobretudo um blogue de imagens.

Comentários