Em Danuta nada é linear, tudo é poético.

Danuta Wojciechowska was born in Canada in 1960 but she is living in Lisbon for 23 years. She illustrates children's books, surroundind the text with a dreamy, poetic environment.
Letria, José Jorge. O menino eterno (Engl. "The Eternal Child"). Illus. Danuta Wojciechowska. Porto: Ambar, 2002. (Originally publ. in 1993 or 1994). 37 p.






Danuta tem uma maneira tão particular de ilustrar que é fácil reconhecer o seu trabalho. As imagens que cria, baseadas nas histórias, sabem desprender-se das palavras e do real, criando um discurso visual polissémico, uma atmosfera de sonho, em que os olhos do receptor têm de percorrer toda a ilustração, juntando os diversos elementos como se de um puzzle se tratasse, passeando pelas várias perpectivas que jogam entre si.. Temos personagens que se entrecruzam e atravessam, na vertical, na horizontal e na diagonal, objectos suspensos, estantes, paredes, portas e janelas tortas. Os longos cabelos das meninas deixam um rasto que atravessa toda a ilustração, como se fossem soprados pelo vento. Assim como os cavalos e os gatos desenham nas suas corridas e saltos trilhos feitos de estrelas. As cores são sempre fortes e vibrantes. Em Danuta nada é linear, tudo é poético.





Ynari. A Menina das Cinco Tranças (ilustração) (1.ª edição, 2004) «Fora de Colecção - Infanto-Juvenil», n.º 49






Percurso biográfico


Danuta Wojciechowska nasceu em 1960 no Québec, Canadá, com ascendência Suiça e Polaca. Foi para a Suiça aos 17 anos para estudar arte e aos 23 mudou-se para Inglaterra para estudar Educação. É licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Design de Zurique. Obteve uma pós-graduação em Educação pela Arte, no Emerson College, Sussex, Inglaterra. Em 1984 veio para Lisboa, cidade que parece ter-se entranhado na sua pele, pois é onde vive até hoje. De entre outros, fundou em 1993 o atelier Lupa Design onde trabalha em design, ilustração e cenografia.



Ilustrações para Manual Escolar de Língua Portuguesa 8º ano, Elisa Costa Pinto e Vera Saraiva Batista, Lisboa Editora 2003



A sua actividade artística é extensa, mas versa sobretudo sobre a área da ilustração infantil. Neste âmbito tem vários livros editados, de autores como João Pedro Messeder, Mia Couto, Onjaki ou José Jorge Letria.

Couto, Mia. O gato e o escuro. Illus. Danuta Wojciechowska. Lisboa: Caminho, 2001. [28] p.




Como ilustradora, o seu trabalho incide na transposição de palavras para imagens, mas não no sentido mais evidente. Como a própria afirma, “Ás vezes as ilustrações podem mostrar coisas que não se conseguem dizer” (Conferência em Portalegre), da mesma forma que uma ilustração funciona por si mesma, sem ter de se agarrar a um texto.


Sanvic, Pascal. À procura do ó-ó perdido. Illus. Danuta Wojciechowska. Série "Teatro para todos". Lisboa: Lua Cheia, 2000. [24] p.



Foi distinguida com Menções Especiais do Prémio Nacional de Ilustração em:



  • 1999 pelas ilustrações do livro "Fala-Bicho", de Violeta Figueiredo, Editorial Caminho;

  • 2000 pelas ilustrações do livro "O Limpa-Palavras e outros poemas", de Álvaro Magalhães, ASA;

  • 2001 pelas ilustrações do livro "O Gato e o Escuro", de Mia Couto, Editorial Caminho;

  • 2002 pelas ilustrações do livro "Mouschi o Gato de Anne Frank" de José Jorge Letria, ASA;

  • 2003, pelas ilustrações do livro "O Sonho de Mariana", de António Mota , Gailivro.

A nível internacional:



  • Em 2002 foi seleccionada pela The White Ravens - A Selection of International Children´s and Youth Literature, com o livro "O Gato e o Escuro", de Mia Couto, Editorial Caminho.

  • Em 2003 foi seleccionada para a Exposição Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha.

  • Em 2004, foi seleccionada como candidata nacional ao prémio Hans Christian Andersen, atribuído pelo IBBY - International Board oF Books For Young People.

MOTA, António. O Sonho de Mariana. Illus. Danuta Wojciechowska. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2003 . ISBN: 989-557-024-4

Comentários